Investigação sugere nova frente de combate contra o HIV


"Um grupo de investigadores do Instituto Nacional de Investigação em Genética Humana norte-americano (NHGRI -NIH) descobriu uma nova via de ataque ao vírus da imunodeficiência humana (HIV) que pode concretizar-se numa solução para os casos de resistência aos fármacos. De acordo com o estudo publicado hoje na edição online da revista científica "Proceedings of the National Academy of Scientes", os cientistas conseguiram bloquear a infecção por HIV em laboratório através da desactivação de uma proteína humana expressa nas células chave do sistema imunitário.

(...)

Segundo os investigadores, o estudo demonstrou que se a proteína ITK não estiver activa no organismo, o vírus não consegue assumir esse controlo das vias de sinalização nas células T, o que atrasa ou bloqueia a propagação do vírus.

(...)

O estudo concluiu que a supressão da proteína ITK reduz eficazmente a capacidade de infecção do HIV e a sua capacidade de replicação, ao mesmo tempo que não prejudica de forma significativa a capacidade de sobrevivência das células T. Testes em ratinhos em que a proteína foi suprimida demonstraram que estes continuavam a ser capazes de defender-se de outros tipos de infecções virais, apesar de algum atraso nas respostas imunitárias. (...)"

Ler o resto da notícia aqui.

0 já caíram mortos: