Sida: Ministério da Saúde vai continuar a apoiar instituições


"O Ministério da Saúde pretende continuar a apoiar as associações que dão auxílio a doentes com VIH/SIDA, segundo garantiu a ministra Ana Jorge.

«O projecto de financiamento do seu trabalho mudou, pelo que agora são feitas candidaturas, apresentado projectos, que depois são analisados. Foram abertas mais candidaturas, mas temos de chamar a atenção que muitos destes projectos são da área da saúde, mas também têm muito da área social, por isso é preciso envolver outro tipo de intervenções e garantir a continuidade da prestação de cuidados», frisou, admitindo que este processo terá de funcionar em articulação com o Ministério da Segurança Social.

Este esclarecimento surge depois de terem surgido notícias que falavam sobre a possibilidade do Ministério da Saúde deixar de apoiar os serviços ligados ao combate ao VIH/SIDA. E isto numa altura em que estas instituições vivem momentos complicados devido à falta de dinheiro.

(...)"


Ler o resto da notícia aqui.

Smoke Kills

Aqui está o vídeo lúdico que utilizámos na nossa apresentação final.

Esperemos que gostem!

És fumador?



Se sim, porque não dar uma vista de olhos sobre a Nova Lei do Tabaco?


Através deste site, podes aprender quais os locais em que é permitido e em quais esta actividade é proibida. Para além disso, podes informar-te sobre as cauções, os benefícios de deixar de fumar e ainda fazer um teste de dependência.

E lembra-te, nunca é tarde para deixar de fumar!


Portugueses dispensam preservativo

"Mais de metade dos portugueses não usou preservativo na primeira relação com o companheiro mais recente. Só uma minoria fez nos últimos tempos o teste da Sida.

(...)

Quase metade dos homens inquiridos diz que tem apenas algum ou pouco receio de vir a contrair uma infecção ou uma doença sexualmente transmissível, 37% diz mesmo que não tem nenhum medo.

Quase 60% dos portugueses abdicou de se proteger com preservativo da primeira vez que teve relações sexuais com o mais recente companheiro.

(...)

O estudo revela também que menos de 10% dos homens utilizou preservativo no último ano, em relações com mais de um parceiro, uma percentagem que nas mulheres não chega aos 3%. "


Ler notícia completa aqui.

Investigação sugere nova frente de combate contra o HIV


"Um grupo de investigadores do Instituto Nacional de Investigação em Genética Humana norte-americano (NHGRI -NIH) descobriu uma nova via de ataque ao vírus da imunodeficiência humana (HIV) que pode concretizar-se numa solução para os casos de resistência aos fármacos. De acordo com o estudo publicado hoje na edição online da revista científica "Proceedings of the National Academy of Scientes", os cientistas conseguiram bloquear a infecção por HIV em laboratório através da desactivação de uma proteína humana expressa nas células chave do sistema imunitário.

(...)

Segundo os investigadores, o estudo demonstrou que se a proteína ITK não estiver activa no organismo, o vírus não consegue assumir esse controlo das vias de sinalização nas células T, o que atrasa ou bloqueia a propagação do vírus.

(...)

O estudo concluiu que a supressão da proteína ITK reduz eficazmente a capacidade de infecção do HIV e a sua capacidade de replicação, ao mesmo tempo que não prejudica de forma significativa a capacidade de sobrevivência das células T. Testes em ratinhos em que a proteína foi suprimida demonstraram que estes continuavam a ser capazes de defender-se de outros tipos de infecções virais, apesar de algum atraso nas respostas imunitárias. (...)"

Ler o resto da notícia aqui.

Porque é que alguns seropositivos sobrevivem mais do que outros?



"Um novo estudo mostrou que pessoas nascidas com uma variação genética que enfraquece o VIH podem transmitir o vírus enfraquecido a outras pessoas. Para além disso, o estudo demonstrou ainda que aqueles que forem infectados suportarão melhor a infecção, mesmo que não apresentem, eles próprios, o gene benéfico.


«Algumas pessoa têm versões do gene do HLA que forçam o VIH a tolerar mutações que danificam a sua capacidade de replicação», disseram os autores do estudo. Este vírus mais fraco causa uma progressão mais lenta da doença devido à sua composição genética.


(...)"


Ver o resto da notícia aqui.

HIV e Circuncisão


"Circuncisão é a simples operação cirúrgica que implica a remoção da pele que cobre o topo do sexo masculino (pénis), mais habitulamente conhecida por prepúcio. (...) O prepúcio tem a função protectora da glande do pénis, mantendo os tecidos sexuais húmidos, lubrificados e protegidos de abrasão e ferimento.

(...)

A circuncisão masculina reduz a forma de transmissão do VIH pela via da mulher para o homem, em cerca de 60% (...)


Hoje é possível estimar que cerca de 30% dos homens no mundo inteiro são circuncisados. Se se reduzir o universo para o continente africano, a percentagem de homens circuncisados aumentar para cerca de 67%."


excerto com supressões retirado da revista ABRAÇO, Julho/Agosto, 2007

Algumas Curiosidades sobre a Sida

  • O HIV não sobrevive em meios como a água, ar ou comida, pois está dependente das células hospedeiras (linfócitos T) para se reproduzirem e exercerem as suas actividades;
  • Actualmente, a probabilidade de uma mãe seropositiva transmitir o vírus ao seu filho é de 1,8%, graças à assistência durante a gravidez, assim como a administração de anti retro-virais;
  • Para além do sangue e fluídos sexuais, o HIV também se encontra na saliva, suor, urina e lágrimas. No entanto, estes líquidos (com excepção dos dois primeiros) não contraem a doença, visto que o vírus se encontra em muito baixas concentrações, de tal modo que, por exemplo, seria necessário engolir 4 litros de saliva para ficar infectado;
  • Os Homossexuais, ao contrário do que se pensa, não são os mais afectados. De facto, estes representam apenas 14%, enquanto que os toxicodependentes e os heterossexuais correspondem a 28% e 55%, respectivamente.

Video lúdico relativo ao suicídio

Investigação da vacina para o VIH volta à estaca zero

Nova análise de dados de um ensaio realizado pela Merck (...) mostrou que receptores da vacina masculinos e não circuncisados tinham quase quatro vezes o risco de infecção daqueles a quem tinha sido administrado o medicamento placebo, segundo declarações da investigadora principal Dra. Susan Buchbinder. A vacina pode ter activado glóbulos brancos próximo da superfície da prepúcio, um conhecido alvo do VIH, possivelmente tornando os voluntários não circuncisados mais vulneráveis, disse ela.

(...)


Numa outra apresentação, foi dito aos 3000 participantes que o Instituto Nacional de Saúde (INS) “perdeu o rumo” e que os actuais ensaios clínicos para a vacina do VIH/SIDA são becos sem saída. “Não existe nenhuma base lógica para acreditar que qualquer um dos produtos das actuais pesquisas tenha alguma esperança razoável de ser eficaz”, disse Ronald Desrosiers, director do Centro de Investigação Regional de Primatas de New England.

(...)


Ver a notícia aqui.

Testes ao HIV

Em caso de dúvida sobre uma possível infecção pelo HIV, devido a uma atitude de risco, é sempre preferível realizar um teste. Estes testes são simples e grátis, permitindo saber se estás ou não infectado(a), através da análise da presença de anticorpos contra o vírus no sangue. No caso de dar positivo, diz-se que és seropositivo ou HIV-positivo. Caso dê negativo, és seronegativo ou HIV-negativo, o que não significa que sejas imune e que, no futuro, não possas ser infectado(a).

Nota que são necessários, normalmente, cerca de três meses para que o corpo comece a produzir anticorpos contra o vírus, após a infecção derivada da atitude de risco.

Por isso, joga pelo seguro!

Para mais informações sobre os testes ao HIV, ver aqui.

Investigadores de Coimbra desvendam função de enzima vital para novo antibiótico contra a tuberculose

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), coordenada por Milton Costa, do Departamento de Bioquímica, e Nuno Empadinhas do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNBC), abriu boas perspectivas de desenvolvimento de um novo antibiótico que permita combater a tuberculose, incluindo as variantes multiresistentes, ao descobrir a função de uma enzima de micobactérias (GPGS).


Ler o resto da notícia aqui.

Ex partners (MTV advert)

Esta publicidade da MTV relativa ao HIV relembra-nos que a confiança que temos na(o) nossa(o) parceira(o) não é o suficiente. Façam os testes!

Fumar aos 16 anos




Sabias que uma pessoa que fume dos 16 aos 26 anos apresenta lesões mais graves nos pulmões e maior dependência do que uma pessoa que fume dos 20 aos 30?


Esta realidade está relacionada com o facto de os pulmões ainda estarem em desenvolvimento aos 16 anos e é um argumento forte para que evites começar a fumar, pelo menos tão cedo.

Sobriety test


Hoje postamos um vídeo de carácter mais lúdico relativo a uma causa de acidentes de viação: embriaguez!

Esperamos que gostem e que comentem!!...